CÓDIGO DE CONDUTA PROFISSIONAL

                                                                                                   

Nossa História

A Coemi Imóveis nasceu no ano de 1985 do sonho de criar uma empresa diferenciada no mercado. Trabalhando com compra, venda e aluguel de imóveis e pautados na ética e no profissionalismo, a Coemi conquistou uma relação de credibilidade e confiança com os seus clientes. 

Todo esse tempo trouxe uma grande experiência na comercialização de imóveis e um diferencial: qualidade no atendimento e em todos os serviços prestados.

Atualmente, a Coemi administra uma carteira seleta de mais de 1500 imóveis, clientes fidelizados pela satisfação e confiança, conquistados pela constante atualização de seus métodos de administração.


Nossos Produtos e Serviços

  • Atendimento personalizado para compra, venda e locação de imóveis em Brasília e em todo o DF;

  • Consultoria, organização e planejamento de vendas de imóveis, com a utilização de financiamentos para imóveis do Sistema Financeiro de Habitação, do Sistema Hipotecário e outros;

  • Laudos Técnicos de avaliação de imóveis para fins de compra, de venda e de locação, e também laudos jurídicos e financeiros;

  • Acompanhamento dos processos de compra e venda de imóveis até a escrituração definitiva;

  • Sistema de administração de aluguel de imóveis com opções diferenciadas, como o aluguel garantido;

  • Avaliação cadastral minuciosa para locação dos imóveis;

  • Assessoria jurídica exclusiva;

  • Emissão de contratos de locação e administração para imóveis de Brasília e de todo o DF;

  • Vistoria de imóveis detalhada e fotografada.


Princípios e Valores

Missão: Tornar-se referência no mercado imobiliário, pautada na relação de confiança e credibilidade com seus clientes, proporcionando excelência em todos os serviços prestados. 

Visão: Destacar-se no mercado imobiliário de Brasília, sendo confiável, inovadora e profissional. Usar experiência e qualidade na prestação de serviços como o diferencial. 

Valores: Incorporados ao nosso dia-a-dia, os nossos valores guiam a Coemi Imóveis e permeiam todas as ações da empresa.

  • Valorização e satisfação do cliente: o nosso cliente está em primeiro lugar e  esse é o nosso principal objetivo, por isso devemos antecipar as suas necessidades e ultrapassar as suas expectativas, mantendo sempre uma atitude positiva e agradável para com o cliente;

  • Transparência: atuando com seriedade e ética em todos os processos do nosso dia-a-dia, estabelecemos uma relação de credibilidade e confiança com nossos clientes;

  • Valorização do colaborador: valorização do ser humano como principal fator de sustentação do nosso negócio, respeitando a individualidade em cada ação e o trabalho em equipe como diferencial competitivo; 

  • Comprometimento: orientando os esforços de uma equipe dedicada e comprometida em fazer sempre mais, a disciplina e o engajamento são princípios motivadores para transformar desafios em oportunidades.  


Sistema de Qualidade

Para garantir a excelência dos serviços prestados, a Coemi Imóveis investe constantemente em inovações tecnológicas, treinamento e desenvolvimento de seu quadro de colaboradores e programas de qualidade. O resultado desta profissionalização é a satisfação de nossos clientes nos serviços prestados. 

Para garantir a excelência, a Coemi Imóveis faz, periodicamente e de acordo com cronograma específico, avaliações de desempenho, a nível técnico e comportamental, das atividades praticadas no cotidiano através de questionários de auto-avaliação, provas de conhecimento teórico e avaliação de execução do trabalho sob supervisão direta.

O principal objetivo dessas avaliações é detectar os possíveis desajustes na execução de tarefas inerentes ao cargo ocupado, mas também colaborar com a realização de um plano estratégico para desenvolvimento de habilidades com vistas a melhorar a qualidade da prestação de serviços, a satisfação e o bem-estar dos clientes externos e internos. Serão avaliados a qualidade do serviço executado, a presteza na execução das atividades diárias, o conhecimento técnico e teórico inerentes ao cargo ocupado, a motivação e o comportamento em geral.


Condutas

A conduta dos Colaboradores será disciplinada pelo Regulamento Interno mantendo o nosso padrão de exigências. A observação dessas regras irá refletir-se em nosso modelo de operação e na satisfação de nossos clientes. Por isso, é de responsabilidade de toda a equipe conhecer e cumprir as normas para uma boa atuação e convivência.

Condutas Gerais

  • Manter, no âmbito pessoal e profissional, conduta adequada aos valores morais, éticos e sociais;

  • Preservar o espírito de lealdade, urbanidade, imparcialidade e cooperação no convívio funcional, de forma que preconceitos ou discriminações não venham a influir na objetividade e na exatidão de seu trabalho;

  • Alertar, com cortesia e reserva, qualquer pessoa sobre erro contra a Empresa;

  • Manter sigilo de informações confidenciais no desempenho de suas funções (dentro e fora do local de trabalho);

  • Zele pelo nome da Empresa. Comunique-se, relacione-se bem, haja de forma irrepreensível dentro e fora da Empresa.

Condutas Específicas

  • Ser assíduo e pontual ao serviço;

  • Manter o setor de trabalho organizado e limpo;

  • Zelar pela apresentação e idoneidade moral;

  • Zelar pela correta utilização de recursos materiais, equipamentos, serviços contratados ou veículos do serviço colocados à sua disposição, sempre observando, tanto a aquisição quanto na operacionalização, os princípios da economicidade e da responsabilidade socioambiental;

  • Evitar conversas aleatórias e particulares (pessoalmente ou por telefone) durante o expediente de trabalho;

  • Constituem falta grave as indiscrições (diretas ou indiretas) que prejudiquem a integridade da Coemi Imóveis, ou a moral de qualquer pessoa e/ou o funcionamento do trabalho, como também o crédito dos serviços prestados por esta Empresa;

  • Comunicar imediatamente ao seu superior a ocorrência de acidente de trabalho para que sejam tomadas as devidas providências, conforme determinação legal;

  • Observar as normas de segurança no trabalho.

  Condutas Profissionais

  • Trabalhar com cortesia, postura e respeito ao próximo;

  • Respeite a opinião e a dificuldade do próximo;

  • Procure agir com profissionalismo. Isso implica em: ser ético em primeiro lugar, ajudar o grupo a crescer, estar sempre pronto para atender às necessidades do cliente, estar atento às mudanças e à velocidade que a globalização está impondo a todos;

  • Seja cortês com clientes internos e externos. Trate a todos com respeito;

  • Observe políticas, normas e procedimentos;

  • Tenha moral elevada e contribua para a manutenção do clima de trabalho em alto nível;

  • Desempenhar, com profissionalismo e tempestividade, as atribuições que lhe foram designadas, buscando o mais alto padrão de prudência, honestidade e qualidade, não se eximindo de qualquer responsabilidade daí resultante;

  • Agir sempre com objetividade e imparcialidade, evitando posicionamentos meramente pessoal e para isso basear-se em documentos e evidências que permitam convicção da realidade e veracidade dos fatos ou situações analisadas;

  • Cumprir os prazos para apresentação das tarefas que lhe forem designadas, comunicando com antecedência à chefia imediata, possível impossibilidade de atendimento do prazo estabelecido;

  • Agir diligentemente de acordo as deliberações legitimamente estabelecidas na instituição;

  • Manter disciplina e respeito no relacionamento com interlocutor durante exercício de atividade interna ou externa;

  • Possuir comprometimento técnico-profissional com as atribuições da carreira, primando pela capacitação permanente, pela qualidade dos trabalhos, pela utilização de tecnologia atualizada e pelo compromisso com a missão da Empresa;

  • Comunicar de imediato à chefia sobre fatos de que tenha conhecimento e que possam ensejar violação de conduta ética.


Padrão Coemi 

Qualidade de Trabalho: Não basta apenas ter a qualidade do trabalho, é necessário ir mais além, manter o processo inesgotável em busca da excelência: a melhoria contínua. Em uma Empresa todo serviço é importante. Basta que um setor não funcione corretamente para comprometer todo o funcionamento do sistema, portanto, cada colaborador deve ter em mente que todo trabalho é importante e precisa ser feito com a melhor qualidade sempre para a satisfação de um todo. 

Disciplina: Ser disciplinado significa seguir os horários programados, observar as determinações hierárquicas e as normas da Empresa.  

Desenvolvimento Profissional: Com a velocidade das mudanças que o mundo globalizado exige, é necessário que as pessoas se preocupem com seu desenvolvimento pessoal, para se manterem em atividade e ajudarem a Empresa a permanecer no mercado.  A Empresa incentiva seus colaboradores no tocante ao crescimento pessoal e profissional, contribuindo com sistemas de treinamento e cursos de aprimoramento profissional.

Busque aprender coisas novas, mudar hábitos pouco produtivos, ter iniciativa, criatividade, manter espírito participativo. Busque, constantemente, melhorar a qualidade de seu trabalho. Agindo assim, você estará investindo em você mesmo.  

Responsabilidade com documentos e informações gerais e técnicas: É vedado aos colaboradores transmitir, copiar ou ceder qualquer tipo de documento que contenha informações técnicas sobre os processos, produtos e tecnologias desenvolvidos ou em desenvolvimento na Empresa, onde toda a documentação tramitada segue rigorosamente os preceitos listados na lei nº 13.079/2018. Tendo como responsável por dirimir possíveis vazamentos de dados pessoais, o Comitê LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). 

Apresentação de problemas e soluções/ Novas idéias/ Criatividade: A Empresa espera que cada colaborador transmita para seu superior hierárquico os problemas que acontecerem em seu setor de trabalho. Como cada pessoa conhece bem o seu trabalho, é fundamental que busque apontar também as soluções.

Relacionamento Interpessoal: Profissionais que querem crescer e se manter no mercado respeitam o próximo. É preciso entender que as diferenças servem de alavanca para a equipe crescer. Respeite-as.

Princípios Básicos de Segurança do Trabalho: Um bom profissional preocupa-se com a sua segurança e com a segurança de seus colegas. Por isso, a fim de evitar acidentes, procure sempre observar alguns cuidados básicos:

  • Evite praticar atos perigosos ou inseguros, e comunique a seu chefe imediato as condições perigosas que podem resultar em acidentes;

  • Use ferramentas apropriadas para cada tipo de trabalho e procure conservá-las sempre em bom estado;

  • Mantenha seu local de trabalho limpo e organizado;

  • Execute somente serviços com prévia autorização e solicite instruções de seus superiores sempre que ocorrer dúvidas para trabalhar com segurança;

  • Evite deixar gavetas abertas;

  • Nunca abra mais de uma gaveta do arquivo ao mesmo tempo;

  • Desligue sua máquina, demais equipamentos e luzes quando sair do ambiente de trabalho;

  • Para apanhar objetos que se encontram em locais altos aconselha-se a usar sempre uma escada;

  • Use o corrimão ao subir e descer as escadas;

  • Não bloqueie passagens, portas ou escadas;

  • Atente-se para o uso correto de extintores de incêndio.

Uso do e-mail

  • O e-mail destina-se exclusivamente ao uso corporativo e deverá ser utilizado apenas para fins profissionais;

  • Caso receba e-mails que remetem a bancos, sites de empresas de pesquisa cadastral e outros desse gênero, sem que tenham sido solicitados por você, exclua-os. Essas empresas não encaminham e-mails aos seus clientes efetuando cobranças ou solicitando recadastramento de dados;

  • Sempre se identifique no e-mail;

  • Inicie o e-mail com “Bom dia, Boa tarde ou Boa noite ou Prezado (a) Sr(a)”, lembre-se de que você está dirigindo ao seu cliente;

  • Após a digitação do texto no email, utilize o corretor de texto para evitar erros de português;

  • Ao elaborar e antes de enviar qualquer email, é importante relê-lo para evitar que haja interpretação errada. Mas procure também ser objetivo. Lembre-se que o tempo gasto com a leitura de e-mails deve ser para melhorar a produtividade e não para diminuí-la;

  • Respeite a pontuação. Textos muito longos e sem vírgulas e pontos são difíceis de serem compreendidos, quando o são. 

Uso de Talks

  • Só é permitida a utilização do Google Talk vinculado ao seu email corporativo. A utilização de outros Talks está proibida;

  • O Google Talk corporativo deverá ser utilizado exclusivamente para fins profissionais. Para fins pessoais, deve-se observar o bom senso, ou seja, utilizá-las nos momentos apropriados, pois havendo prejuízo para o andamento das atividades de trabalho, bem como a exposição de conteúdos que prejudiquem a imagem da empresa, o colaborador sofrerá punição com advertência ou suspensão.


A Ética

Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles:

  • Seja honesto em qualquer situação. A honestidade é a primeira virtude da vida dos negócios;

  • Tenha coragem para assumir decisões. Mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria. Principalmente assumir o que fez, não prejudicar os outros;

  • Seja tolerante e flexível;

  • Seja íntegro em qualquer situação. Isso significa agir de acordo com os seus princípios;

  • Seja educado e humilde;

  • Seja fiel e prudente.

 Algumas estratégias para saber que está sendo ético:

  • Saiba exatamente quais são os seus limites éticos. Não faça nada que não possa assumir em público;

  • Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça cuidadosamente as consequências do seu ato em relação a todos os envolvidos;

  • Seja comprometido com a Empresa onde você trabalha. 

  • Saiba ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes.

Agir eticamente dentro (ou fora) da Empresa sempre foi e será uma decisão pessoal. 


Canais de Comunicação

A empresa disponibiliza canais de comunicação para a apresentação de sugestões, elogios, reclamações, ou ainda solicitação de providências relacionadas à integridade propostas por este código de Conduta. Para acesso aos canais de comunicação, verificar o site da empresa www.coemi.com.br, ou através do Fale Conosco, ou através do Canal de Denúncia, meio que garante o sigilo, confidencialidade e anonimidade absolutos.


Uma Palavra Final – Palavra do Diretor Presidente

 “Iniciei minha carreira profissional como Consultor de Imóveis em um pequeno escritório imobiliário localizado em Brasília. A paixão pelo mercado de imóveis do DF me nutriu e incentivou o sonho de construir o meu próprio negócio. Esse sonho se tornou realidade, movido por esforço, dedicação e ética, conquistados ao longo desses mais de 37 anos de atuação em venda, compra e aluguel de imóveis no DF.

Persevere sempre, não é fácil ser empreendedor no Brasil, mas não desistam no primeiro fracasso, utilizem o erro/fracasso como aprendizado e continuem. Tenham sempre a postura ética em tudo que se propuserem a realizar e realizem da melhor forma possível.” 

Marco Antônio Rezende Silva

CEO Coemi Imóveis

Creci/DF 1.492

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